A melhor maneira de aprender desenvolvimento em back-end para a web

Se você se interessa por tecnologia e programação, acesse agora a página TOTVS Developers! É importante continuar acompanhando o nosso blog e também assinar a newsletter, dessa maneira, você receberá posta diretamente no seu e-mail. Quando falamos em plataformas de e-commerce, esse ponto é ainda mais delicado, pois o usuário quer pesquisar e fazer suas compras de maneira tranquila. Se requisitos básicos, como agilidade no carregamento, não forem atendidos, a insatisfação do cliente pode ser enorme.

back-end

JavaScript

Historicamente, o backend evoluiu ao longo das décadas com o avanço da tecnologia. No início da computação, o backend era simplesmente o hardware do computador que curso de desenvolvimento web armazenava e processava dados. Com a ascensão da internet, o conceito de backend se expandiu para incluir servidores web, bancos de dados e a lógica do servidor.

Habilidades de comunicação

Isso tira todas as ferramentas legais do cPanel que você usava para gerenciar arquivos e pastas em servidores. Na realidade, porém, às vezes, os desenvolvedores em back-end são capazes de fazer muito mais do que apenas escrever scripts de servidor. Eles têm o conhecimento para configurar servidores proxies reversíveis (NGiNX/HAProxy), permitir a compressão e outras formas de acelerar o site, além de configurar um ambiente do Docker de produção. Você pode pensar que o desenvolvimento em back-end é chamado assim porque ele funciona por trás daquilo que o usuário enxerga. Com o aumento das ameaças cibernéticas, a demanda por especialistas em segurança cibernética está crescendo.

Arquitetura de Software

Assim, o JavaScript passou a atuar não só do lado do cliente, em navegadores, mas também do servidor. Graças ao Node Js e Express Js é possível criar código https://pbvale.com.br/tecnologia/desenvolvimento-web-alem-do-comum-explorando-a-criatividade-na-programacao/, permitindo a consulta de bancos de dados e a criação de APIs. O ASP.NET é uma resposta da Microsoft ao Java da SUN Microsystem (agora se chama Oracle).

  • A fluência em determinadas tecnologias é indispensável para quem deseja se aventurar no território do desenvolvimento back-end.
  • Também é possível criar repositórios do Git on-line, em sites como o GitHub, que atua como uma fonte central de verdade para o seu site.
  • Com a ascensão da internet, o conceito de backend se expandiu para incluir servidores web, bancos de dados e a lógica do servidor.
  • Continue lendo para saber mais a fundo sobre suas linguagens de programação.
  • Outros fatores vitais a serem considerados incluem custos e os recursos essenciais de sua arquitetura ideal.

O Java não é somente extremamente versátil (seu uso abrange desde smartphones até cartões inteligentes); e tem sido utilizado por desenvolvedores por mais de 20 anos. A programação funcional utiliza a linguagem declarativa, isso significa que os statements podem ser executados de qualquer ordem. É comumente utilizado no data science e em linguagens populares como SQL, F# e R. Então, enquanto você certamente estará programando com linguagens back end, não pense que isso será a única coisa que irá fazer como um desenvolvedor back end. Nenhum funciona sem o outro, você precisa do back end para fazer o front end funcionar, e você precisa do front end para que as pessoas consigam acessar e interagir com o site.

Serverless Backend

Comments (No)

Leave a Reply